Pular para o conteúdo principal

Biscoito salgado




100 gr de manteiga ou banha
1 xíc de farinha de arroz ou aveia
1/2 xíc de farinha de amêndoas 
1/2 xíc de farinha de linhaça dourada
20 gr de queijo parmesão ralado (opcional)
1 colher de chá de sal
1 ovo

Misture todos os ingredientes secos e faça uma farofa, misturando a gordura com eles. 
Adicione o ovo e amasse até a massa ficar homogênea. Vai ficar um pouco grudenta.
Abra a massa com um rolo entre duas folhas de papel manteiga, corte os biscoitos e asse em forno pré aquecido a 180 graus por uns 13 minutos. 

Obs: Acima está a receita original. Para ficar mais low carb, substituí a farinha de arroz/aveia por farinha de castanha de cajú. Também usei farinha de coco em vez de farinha de amêndoas. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Docinhos de cacau e aveia

A receita original está aqui -    Chokladbollar É um tipo de docinho muito popular na Suécia e Finlândia, um tipo de brigadeiro. Aqui está a versão low carb: Ingredientes 100 g de manteiga 100 ml de açúcar de coco (meia xícara), xylitol, ou outro adoçante Algumas gotas de essência de baunilha 3 colheres/sopa de cacau em pó 300 ml de flocos de aveia (pode substituir uma parte por coco ralado e/ou farinha de amêndoas, etc) 3 colheres/sopa de café passado frio e forte (ou 3 colheres/sopa de água e uma colher/chá de café solúvel) Tem duas maneiras de fazer: 1 - Derreta a manteiga e deixe borbulhar um pouco. Misture todos os ingredientes secos e acrescente a manteiga e o café. Deixe na geladeira um pouco para esfriar e firmar um pouco. Faça bolinhas e role em confeitos ou coco ralado. 2 - Misture os ingredientes secos. Coloque a manteiga mole (temperatura ambiente) e misture bem com as mãos. Acrescente o café frio. Faça bolinhas e role em confeitos ou coco ralado.

Doce de maçã

Essa receita pode causar estranheza por não levar nem açúcar e nem adoçante, mas acreditem, fica doce MESMO! A quantidade de maçãs varia de acordo com a quantidade que se quer, mas sugiro que não seja menos que 3 ou 4.  Tira-se as sementes e o miolo das maçãs e se corta em cubinhos, com a casca.  Coloca-se numa panela com um pouco de água no fundo (1 cm) e se acrescenta uma pitada de sal (sim, sal! confiem em mim) e mistura-se bem para pegar em todos os pedaços. Tempera com canela (em pó ou em pau) e um pouco de cravo.  Cozinhe em fogo médio até começar a ferver e depois em fogo baixo até os pedaços ficarem macios e mais escuros. Adicione água aos pouco se precisar. No final o caldo fica mais grosso.  É a nossa sobremesa preferida. 😄