Pular para o conteúdo principal

Docinhos de cacau e aveia


A receita original está aqui -   Chokladbollar






É um tipo de docinho muito popular na Suécia e Finlândia, um tipo de brigadeiro. Aqui está a versão low carb:


Ingredientes

100 g de manteiga
100 ml de açúcar de coco (meia xícara), xylitol, ou outro adoçante
Algumas gotas de essência de baunilha
3 colheres/sopa de cacau em pó
300 ml de flocos de aveia (pode substituir uma parte por coco ralado e/ou farinha de amêndoas, etc)
3 colheres/sopa de café passado frio e forte (ou 3 colheres/sopa de água e uma colher/chá de café solúvel)

Tem duas maneiras de fazer:

1 - Derreta a manteiga e deixe borbulhar um pouco. Misture todos os ingredientes secos e acrescente a manteiga e o café. Deixe na geladeira um pouco para esfriar e firmar um pouco. Faça bolinhas e role em confeitos ou coco ralado.

2 - Misture os ingredientes secos. Coloque a manteiga mole (temperatura ambiente) e misture bem com as mãos. Acrescente o café frio. Faça bolinhas e role em confeitos ou coco ralado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Massa de pizza low carb

Peguei essa receita de massa de pizza à base de couve-flor deste site: Pizza marguerita low carb Gosto de fazer adaptações, então fiz uma versão com berinjela. Descasque e corte 2 berinjelas médias em pedaços pequenos. Misture com sal e deixe descansar por uma ou duas horas, até separar o líquido. Esprema até ficar mais consistente. Passe no liquidificador ou processador com um ou dois ovos, meia a uma xícara de queijo mussarela, um ou dois dentes de alho, orégano a gosto. Se a massa ficar muito solta dá para adicionar farinha de berinjela ou de banana verde para engrossar. Por último 2 colheres de chá de fermento em pó. Unte uma forma de pizza e espalhe a massa. Asse no forno por 20 ou 30 minutos, até começar a dourar nas beiradas. Depois é só cobrir com o que quiser e colocar no forno de novo até ficar pronto. Ainda não fiz, mas acredito que também dá para fazer com abobrinha em vez de berinjela.

Doce de maçã

Essa receita pode causar estranheza por não levar nem açúcar e nem adoçante, mas acreditem, fica doce MESMO! A quantidade de maçãs varia de acordo com a quantidade que se quer, mas sugiro que não seja menos que 3 ou 4.  Tira-se as sementes e o miolo das maçãs e se corta em cubinhos, com a casca.  Coloca-se numa panela com um pouco de água no fundo (1 cm) e se acrescenta uma pitada de sal (sim, sal! confiem em mim) e mistura-se bem para pegar em todos os pedaços. Tempera com canela (em pó ou em pau) e um pouco de cravo.  Cozinhe em fogo médio até começar a ferver e depois em fogo baixo até os pedaços ficarem macios e mais escuros. Adicione água aos pouco se precisar. No final o caldo fica mais grosso.  É a nossa sobremesa preferida. 😄